`
26/04/2019 - 16:31
1º de Maio Unificado na luta em defesa dos direitos, da aposentadoria e melhores condições de vida
Fonte: Sinetran-MT

Nada do que temos veio de graça, nenhum patrão ou governo te deu os direitos que tem hoje. Foi a luta de gerações de trabalhadores e trabalhadoras que vieram antes de nós que garantiram a redução da jornada, o 13º salário, as férias, a aposentadoria e tantos outros direitos que os patrões e o governo Bolsonaro querem acabar.

Atualmente tramita no Congresso Federal a PEC 06/2019, do Desmonte da Previdência, que visa acabar com nossos direitos, veja:

• Trabalhar até morrer: idade mínima de 65 anos de idade para os homens e 62 para as mulheres e tempo mínimo de 40 anos de contribuição para se aposentar.
• Redução dos valores da aposentadoria, já que o cálculo não será feito pela média das maiores contribuições.
• Aumento da alíquota da contribuição previdenciária mensal, passando de imediato de 11% para 14% base, variando de acordo com a faixa salarial.
• Instituição de possibilidade de desconto extraordinário para cobertura de futuros déficit nos fundos de Previdência.
• Prazo de 180 dias a partir da aprovação da PEC para os Estados instituírem o regime complementar de previdência, impondo o teto do regime geral (INSS).
• Regime de capitalização individual: o trabalhador passa a ser o único responsável pela contribuição, extinguindo a obrigatoriedade da contribuição patronal e do Estado.
• Transferência das descrições dos direitos previdenciários que hoje são estabelecidas pela Constituição Federal para Lei Complementar, facilitando novas retiradas de direitos.


Nesse 1º de Maio, em todas as regiões do país, irão acontecer grandes manifestações contra a reforma da Previdência, em defesa da aposentadoria, dos direitos e por melhores condições de trabalho e de vida. É hora de fortalecermos a luta do conjunto da classe trabalhadora, quem está trabalhando e quem está desempregado, os trabalhadores e a juventude, da cidade e do campo, pois a reforma dos patrões e do governo ataca a todos nós.

Pense nisso e se coloque em movimento, são seus direitos e de sua família e de seus amigos que estão ameaçados!

Data: 1º de Maio
Horário: 16h
Local: Praça Cultural do Jardim Vitória


Sinetran-MT