Rua 2, Nº 5, Setor Centro Sul, Morada do Ouro - Cuiabá/MT

Fale Conosco

(65) 3631-3850

Horário Funcionamento

Seg-Sex: 08h - 17h

DIA DO SERVIDOR: MAIS QUE UMA DATA COMEMORATIVA, UM DIA DE LUTA EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO!

 28 de outubro é o Dia Nacional do Servidor Público. Neste dia celebramos o trabalho realizado por esses 11,9 milhões de trabalhadores brasileiros para garantir que a população do país tenha acesso a serviços e políticas públicas indispensáveis, como saúde, educação, assistência social, etc.

Durante a pandemia de COVID-19 a importância desses valorosos profissionais – sempre vilipendiados pelos governos, pela mídia e pelos patrões – ficou ainda mais clara!

Assim, por mais que os governantes, a serviço dos grandes capitalistas, tentem construir uma imagem negativa dos servidores, foram estes que se colocaram na linha de frente na luta contra essa doença mortal, arriscando a vida para garantir que a população brasileira recebesse vacinas e recebesse os cuidados do Sistema Único de Saúde quando contaminada com a doença.  Em que pese a desastrosa condução da política sanitária levada à cabo pelos capitalistas e pelos governos, não fosse a corajosa atuação desses servidores, o número de mortes teria sido ainda maior.

Por sua vez, além dos servidores da saúde, diversos outros ramos continuaram a atender a população, mesmo em meio a pandemia – como trabalhadores do DETRAN-MT – tendo suas vidas postas em risco para que se garantisse a continuidade da arrecadação e prestação de serviços relativos ao trânsito.

Tais fatos demonstram o quanto esses profissionais são indispensáveis e, apesar disso, o quanto sofrem com a desvalorização de suas carreiras promovida pelo Poder Público, através da defasagem salarial imposta pelo congelamento das RGA’s, do teto de gastos que impede novos investimentos, da reestruturação das carreiras para atender aos interesses do setor privado e da tramitação da Reforma Administrativa – PEC 32, que ocorre no Congresso Nacional.

Como sabemos, nos últimos anos os Patrões e os governos intensificaram os ataques contra a classe trabalhadora brasileira e o desmonte ao qual está sendo submetido o serviço público faz parte desse processo.  Por isso mesmo, essa data precisa ser tomada em seu significado mais amplo, não apenas como uma data para comemorar, mas como um dia de luta, para nos mobilizarmos e organizarmos a resistência e em defesa de nossas carreiras.

Assim, o SINETRAN-MT parabeniza a todos os servidores por esse dia e conclama-os a construir a importante luta em defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora!