No dia 04/05, os servidores sindicalizados do SINETRAN-MT aprovaram, em Assembleia Geral, a pauta salarial da categoria para este ano. Os presentes decidiram fortalecer a campanha de 2017: realinhamento dos salários dos servidores do DETRAN-MT com os cargos que exigem o mesmo nível de escolarização nas carreiras mais bem remuneradas entre as autarquias estaduais (INDEA-MT e INTERMAT).
A proposta foi pensada em cima do comparativo das tabelas salariais dos cargos que compõem as carreiras do DETRAN-MT e dos órgãos de referência, que demonstrou uma defasagem nos salários entre os diferentes profissionais.
Todos os cargos da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito sofrem essas diferenças. Os salários dos Analistas e Advogados do DETRAN-MT representam apenas 87,54% da média salarial no início da carreira e 91,98% da média no final da carreira. Os Agentes do Serviço de Trânsito om salários equivalentes a 54,21% da média salarial praticada em início de carreira e 62,83% no final de carreira, seguidos pelos Auxiliares de serviços de trânsito, que iniciam com o equivalente a 84,4% da média e no final 71,53% da média.
O material elaborado pela diretoria do SINETRAN-MT e aprovado pela assembleia traz, ainda, as tabelas salariais aprovadas além de dados os quais comprovam aumento da receita do DETRAN-MT, que praticamente dobrou de 2015 a 2022. O documento demonstra também o impacto mínimo deste aumento na Folha de Pagamento do Estado que continuará longe do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Confira aqui.
No dia 08/05, o Sindicato enviou ofício ao Presidente do Departamento Estadual de Trânsito em que solicita reunião para apresentação da pauta da Categoria. Confira aqui.