NOTA SOBRE OS FATOS RECENTES QUE ENVOLVEM A CIRETRAN DE ÁGUA BOA

Mais um fato público veio à tona explicitar a necessidade de concurso público para atendimento da população que procura os serviços do Detran no estado de Mato Grosso. Usuários e políticos citaram, nos últimos dias, algumas ocorrências envolvendo o Ciretran Água Boa. 

Desde já saudamos todas as iniciativas que demonstram preocupação com a população, afinal, este é o dever de todo ente político que se dispõe a representar o público. No entanto, enquanto sindicato, precisamos explicitar os verdadeiros motivos que envolvem o Ciretran Água Boa. 

Primeiro: O Detran-MT está operando com baixo número de servidores em todas as unidades. Este é o fato principal, e já está mais do que comprovado, como o Sinetran-MT já relatou e denunciou inúmeras vezes, e o próprio Governo do Estado admitiu recentemente, tentando justificar a inserção de obra não especializada e não efetiva no órgão. 

Segundo: o sistema computadorizado de agendamento do Detran-MT, que contraditoriamente os gestores dizem atender a contento, não foi absorvido pelos usuários. Sendo assim os servidores locais se esforçam, por conta própria, para atender usuários agendados e não agendados por meio de encaixes, o que acaba gerando tumulto.  

Terceiro: o local de trabalho dos servidores e, consequentemente, de atendimento à população, não é adequado. Além de pequeno, está com ar condicionado inferior ao necessário, porta quebrada (o que prejudica ainda mais a climatização) e ainda sofre consequências do reflexo dos vidros dos carros estacionados no local – o que atrapalha os servidores que, a depender da posição do sol, trabalham com luz nos olhos e ainda mais calor.

Diante desses três pontos cruciais, não causa espanto que a situação incomode tanto usuários quanto servidores. Sem condições adequadas, não há atendimento adequado. O tempo de espera é maior, o tumulto é maior, a possibilidade de erros é maior, e o número de trabalhadores adoecidos é maior. Temos relatos de servidores adoecidos na unidade de Água Boa.  

Por isso, o Sinetran-MT volta a apontar a necessidade de concurso público para servidores efetivos do Detran-MT, bem como apelamos, publicamente, aos representantes públicos que demonstraram solidariedade à população que atuem, também, na defesa de melhorias das condições de trabalho dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =