NOTA OFICIAL SINETRAN-MT
Olá, servidores do DETRAN-MT! A gestão do Sinetran-MT, vem esclarecer alguns pontos relativos a negociação da nossa tabela salarial e aos acontecimentos de anteontem, 18/12/24.
Primeiramente, precisamos destacar que a linha condutora dessa gestão do sindicato é a publicidade e a transparência de nossas ações. Tentamos facilitar o acesso dos filiados as informações e isso é facilmente percebido através das postagens de vídeos e textos, inclusive em nossas redes sociais e não só na área restrita do site.
O padrão tem sido este. Exceto em momentos específicos, que demandam atitudes também específicas, como foi a negociação da tabela salarial nos últimos meses. Adotamos a estratégia de articulação nos bastidores, junto a membros do legislativo, executivo e do próprio Detran-MT. Acreditamos que nossas maiores chances seriam desta maneira.
Nosso principal articulador tem sido o deputado estadual Paulo Araújo. Foi construída uma relação de reciprocidade e confiança entre ele e a diretoria do Sinetran-MT. O presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos também tem sido um bom parceiro, conseguindo agendas importantes para as tratativas.
Ressaltamos que a ansiedade da categoria é extremamente compreensível. Estamos afogados em uma defasagem salarial injusta, de muitos anos. E é público e notório as melhorias que o órgão apresentou ao governo e a sociedade, tanto na qualidade dos serviços quanto no controle de irregularidades e fraudes.
E então chegamos ao dia de anteontem, 18/12/24. Na sessão legislativa em que os deputados estaduais aprovaram a LOA – Lei Orçamentária Anual, com redação final. Essa votação gerou muita expectativa entre os servidores, pois o deputado Paulo Araújo, comprovando seu compromisso com a categoria, protocolou uma emenda à LOA em que constava o impacto financeiro de uma nova tabela salarial para os servidores do Detran-MT. Emenda essa que foi rejeitada. Não só ela. Outras que tratavam de questões salariais e até emendas sobre a construção de casas populares também foram.
A pergunta que fica então é: E agora? Acabaram as esperanças? Não teremos mais tabela? A resposta é um incisivo NÃO! AINDA ACREDITAMOS E AINDA CONTINUAREMOS COM AS NEGOCIAÇÕES!
Algumas questões precisam ficar muito claras. A gestão do sindicato nunca encarou o dia de ontem como uma final de campeonato, como um tudo ou nada. Até porque não era mesmo. Tudo ainda dependeria do convencimento junto ao governo do estado. Ainda que fosse aprovada a emenda do impacto financeiro na LOA, não seria uma garantia definitiva. A lei da nova tabela precisaria ser negociada junto ao poder executivo e encaminhada por ele para aprovação na Assembleia Legislativa da mesma forma.
Entendemos que a rejeição da emenda se insere em um contexto de entendimento burocrático de competência, de momento de negociação e até de administração de relacionamento do governo com outras carreiras. E a gestão do sindicato já sabia que poderia acontecer desta maneira. Não fomos pegos de surpresa. É também importantíssimo dizer que o poder executivo, tem sim meios de remanejar recursos e conceder nossa sonhada tabela. Existem procedimentos administrativos para isso. Logo, não há motivo para pânico, extremismos ou esmorecimento. Continuamos otimistas, esperançosos e na batalha.
É hora de acalmar os ânimos, respirar, conversar e traçar as novas estratégias para começar 2025 avançando nas negociações. Continuaremos informando a categoria.
Um abraço a todos.
Gestão 2023/2026 Sinetran-MT.