SINETRAN-MT REÚNE-SE COM DEPUTADOS E PRESIDENTE DO DETRAN-MT PARA DEBATER REIVINDICAÇÃO SALARIAL

Desde a aprovação da pauta salarial da categoria em assembleia geral, no início de maio deste ano, o Sinetran-MT tem percorrido os gabinetes da Assembleia Legislativa (ALMT) para dialogar com os parlamentares estaduais sobre a importância da aprovação da reivindicação dos trabalhadores para o ano de 2023.

A diretoria já conversou com os deputados Janaina Riva (MDB), Fabinho (PSB), Diego Guimarães (Republicanos), Carlos Avallone (PSDB), Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB), Thiago Silva (MDB), Valtinho Miotto (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil), Lúdio Cabral (PT), Cláudio Ferreira (PTB) e Dilmar Dal Bosco (União Brasil).

Por meio do comparativo das tabelas salariais dos cargos que compõem as carreiras do DETRAN-MT e dos órgãos de referência, o Sinetran-MT demonstra, desde 2017, uma defasagem dos salários entre os diferentes profissionais. Além disso, o sindicato propõe ao Poder Público uma correção desta defasagem para realinhamento os salários de todos os cargos dos servidores do DETRAN-MT com os cargos que exigem o mesmo nível de escolarização nas carreiras mais bem remuneradas entre as autarquias estaduais (INDEA-MT e INTERMAT).

A análise, que você pode conferir clicando aqui, aponta que todos os cargos da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito sofrem com essas diferenças, sendo os Agentes do Detran-MT em início de carreira os mais prejudicados pela defasagem.

O material elaborado pela diretoria do SINETRAN-MT, aprovado pela assembleia e demonstrado aos parlamentares traz, ainda, as tabelas salariais aprovadas e outros dados que demonstram aumento da receita do DETRAN-MT que, ao contrário dos salários dos servidores, praticamente dobrou de 2015 a 2022. O documento demonstra também o impacto mínimo deste aumento na Folha de Pagamento do Estado, que continuará longe do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Através da exposição deste documento conseguimos fortalecer o convencimento dos Deputados Estaduais que demonstraram apoio e, em defesa do reajuste da categoria, fizeram Indicações Parlamentares cobrando da Casa Civil reunião com o Sindicato para encaminhar a pauta.

Além dos Deputados, o Sindicato reuniu-se com o Presidente do Detran-MT o qual já está convencido da necessidade de reajuste para toda a categoria. Na ocasião o Presidente da autarquia comprometeu-se a chamar reunião com a Casa Civil para debater a pauta.

Tal articulação política é fruto do trabalho de anos do nosso Sindicato que com muita luta e mobilização junto com a categoria consegue construir possibilidade de avanços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + catorze =